quinta-feira, 6 de outubro de 2011

TENDÊNCIAS



Como tudo que é influenciável, os móveis também mudam, seguindo a moda!

Entre conceitos, formas, cores, texturas e funcionalidade; vemos que algumas das propostas já apresentadas nas últimas temporadas ainda serão trabalhadas e estarão mais acessíveis.

As linhas retas, cortes retos, formatos amplos, brilho, veio aparente, e muito uso de material reciclado/vel.

Para as Cores e Padronagens as macro-tendências envolvem neutros coloridos, nudes, metálicos, off-whites,  e cores com brilho intenso. 

A novidade de padrões fica por conta da aproximação máxima das cores, literalmente.
O luxo será concebido de forma mais clássica. A simplicidade estará em alta, já que a sociedade buscará viver a vida plenamente, valorizando novos preceitos - Minimalismo.


O Vintage, a reutilização, a reinvenção e imaginação para criar produtos fora do convencional serão apreciados na fase em que o consumo será mais consciente. 


Seguindo a preocupação ambiental; o design ecológico viverá uma de suas melhores fases. Arquiteturas, formas, produtos e materiais renováveis que exploram a natureza de maneira positiva serão trabalhados ilustrando que o espaço verde pode co-existir com a vida urbana das cidades modernas.

Uma maior atenção com o público infantil também se firma como tendência para 2011, continuando em 2012. Investindo em ambientes criativos que permitam que as crianças brinquem e explorem melhor o mundo ao seu redor. Coloridos e pra lá de criativos, esses playgrounds não só divertem os pequenos, mas incentivam a socialização e desligam um pouco o lazer infantil do mundo tecnológico de vídeo-games e computadores.

Mas tudo isso vem de algum lugar, a tendência, segue um ciclo, uma lógica.

Linhas Horizontais - nos remetem a grandes horizontes, aconchego que isso trás. Essa tendência já se viu nos revestimentos e seus formatos, ou nas formas que são aplicados. Aparecem nas grandes e confortáveis gavetas, em cabeceiras de camas, nos desenhos das cozinhas contemporâneas. A principal vantagem é a amplitude do ambiente, e de um teto mais baixo, trazendo aconchego.

Minimalismo – onde o menos é mais, mostrando que desenho e função andam juntos, sem excessos. Linhas retas ou orgânicas, com pouco detalhe, os móveis com menos detalhe (até o puxador quase passa despercebido), mas com muita funcionalidade agregada. Esta tendência foi destinada aos projetos de home theaters. Poucos traços, para pouco uso de mobiliário.

Brilho – outra tendência que pode vir do vidro (evoluído, com cores modernas e em grandes painéis) e de painéis pintados com brilho. Ficou longe do mobiliário por longos anos – pelo menos no mobiliário, mas sempre esteve presente em louças, metais e revestimentos cerâmicos, volta a tona, lembrando glamour, trazendo modernidade, sempre compondo com outros materiais: com madeira, um destacando o outro; com alumínio remete à modernidade. O colorido agrega jovialidade e atualidade e ousadia.

Madeira – veios salientes é outra proposta que voltou e ficou. Forte em lançamentos dos revestimentos cerâmicos, laminados e em produtos reciclados/veis, em tampos de cozinhas, mesas, em detalhes ou peças inteiras. Trazendo o estilo Vintage, naturais, envelhecidos ou em alto brilho.

As Cores que se desenvolvem e evoluem, tivemos o Prata muito presente em 2006 -2007, quanto o uso do alumínio anodizado fosco explodiu, nos ambientes nas estruturas das portas compostas de alumínio e vidro, os puxadores em acabamento fosco, ou acetinado, depois disso, o cromado chegou trazendo brilho, mas acompanhado do Preto 2007 – 2009, portanto muito se viu de ambientes monocromáticos, muito Black and White, e detalhes para os metais cromados, isso foi visto até na moda, com os metais com muito brilho, retornando o uso dos dourados. Isso evoluiu, o brilho continuou, o cromado permaneceu, trazendo espelhos, e retomando com o Branco, no mobiliário, na moda e no mercado automobilístico. Mas não só de branco vivemos, e com o estilo Vintage que hoje é Cult, as cores acompanham, mas cores primárias, com tons puros e fortes, aplicadas no estilo Color Block.

2012 - Tendências atuais e que estão para chegar!



Charme sóbrio

  Ambientes elegantes com estética limpo e sem ostentações. Predominância das madeiras escuras em tons de chocolate. Uso de materiais que imitam a natureza como couros sintéticos, fibras vegetais, feltro e lã. As cores em tons de bege, verde oliva e terracota serão os mais usados nessa tendência. Móveis horizontais e lineares e modernos sem muitos detalhes ou adornos.










Exuberância calorosa
E a invasão das cores nos ambiente, tudo muito quente e vibrante. Nessa tendência se usa objetos e móveis antigos misturados com os atuais contando uma história de vida. Predominância nas estampas florais em cortinas e almofadas. Combinação de várias texturas criando uma mixagem interessante e aconchegante, como o tricô artesanal e o linho.






Cor aplicada no Decor facilita para trocar o estilo do ambiente, mantendo o estilo do mobiliário tradicional.




Color Block
Ambientação feita com as cores em bloco pode servir para delimitar e organizar e integrar os ambientes, muitas vezes sendo cores pontuais em cada ambiente, trazendo a menção de organização.
Pode ser trabalhado o móvel, ou o décor em um ambiente com paredes brancas, ou tons neutros para não sobrecarregar o ambiente




Vida Globalizada
É a mistura de vários elementos étnicos como da cultura chinesa, indiana, mexicana. Tudo isso de forma harmoniosa com os móveis modernos de hoje. O uso de sedas, lãs, mantas juntamente com objetos como luminárias, castiçais de vários povos.



Branco sempre Branco.
Apesar da tendência estar bastante colorida, ou escura, o branco continua forte, mas agora ganhou aliados, o brilho e as texturas.
O ambiente branco pode ser fundido com espelhos, com metais, como o alumínio ou com puxador, mesmo sendo discreto já acrescenta muito ao ambiente.






Sendo assim concluímos que as tendências estão flexíveis, grosso modo, se parece que tudo é permite, mas não é assim, deve-se seguir um estilo para que nenhum ambiente se pareça bagunçado ou sobrecarregado.

Temos o estilo minimalista, que é acrescentado ao modelo de projeto horizontal, ambientes com predominância do branco, ou com color block. Também se pode apostar nas madeiras e agregar o brilho.

É importante saber mesclar e medir os estilos, brincar com as tendências. Saiba entender o seu cliente, observe muito o quê ele está vestindo, você pode pegar um detalhe da roupa, ou do acessório, durante visita na loja, ou mesmo na medição da casa do cliente, e trazer este item para o ambiente, e muito importante, durante a apresentação, mostrar isso a ele. É Ponto POSITIVO.

Quando se faz algo personalizado, é importante buscar pontos de referência, e isso não se faz em revistas, as referencias precisam ser sobre o cliente, tente conversar, buscar informações, itens que o cliente gosta, mesmo na apresentação da loja, com seus comentários, o estilo da cliente, se simples, discreto, ou moderno, extrovertido. 

Todas estas informações facilitam no momento da apresentação para cativar o cliente, fazendo-o se sentir especial!





Nenhum comentário:

Postar um comentário