terça-feira, 24 de julho de 2012

COBOGÓS - SIMPLES ASSIM


Quem acompanha o blog sabe que trago dicas, tendências, e também minhas "obras", hehehe.
Sendo assim, o momento agora são os cobogós - nomezinho estranho não é?
Cobogó é aquele elemento vazado de cimento muito usado em casas construídas nos anos 1940 e 1950.
É bem nacional, pois foi criado em Recife em 1929 por três engenheiros que deram seus nomes a peça. COimbra, BOeckmann e GOis.
Mas voltando ao post, vi em uma revista  - a Minha Revista, uma transformação com o uso de Cobogós feitos de adesivos, como sou muito adepta ao Faça você mesmo, e preciso de cor nos ambientes aqui de casa...conclui que o nosso banheiro precisa de cor.
Ele mesmo que passará por uma transformação, tadinho, ele recebeu móveis novos em 2010, que foram instalados, mas é tudo branco, já viram minha aflição?? Preciso ainda instalar as luminárias sobre o espelho, ixi, tanta coisa.
Então será assim, estou buscando cores para incrementar no banheiro, pois seus azulejos são cinza, e não vamos pintar, sendo que uma tinta epóxi branca caia muito bem, mas tenho receio de que ele descasque, sendo assim, vai continuar cinza, com os móveis brancos (eu acho), o box vai receber umas aplicações de cobogós como vi na revista que comentei, olhem que graça.

Esta foi a idéia da Vivi, que fez a sua transformação, farei a minha também.E não vai ser neste final de semana, heheh, como sempre ocorrem as minhas peripécias. Mas farei em breve e trarei para vocês o antes e o depois (prometo que tirarei fotos antes).

Enquanto isto, estou buscando desenhos de cobogós e imagens de banheiros COLORIDOS, e também outras coisinhas para organizar o banheiro, assim que tiver o material trago a transformação para vocês. 

Mas para aproveitar, já mostro alguns cobogós que encontrei por aqui, e adorei o efeito deles instalados.







E para complementar os Cobogós, que ainda estou escolhendo o modelo, estou trazendo algumas idéias de banheiros coloridos, que adoro, e preciso para o meu banheiro básico.





















Viram algumas idéias de cores, fácil de escolher né? Eu estou me decidindo, indo para o amarelo, o laranja, o rosa, o azul...heheheh. Está dificil de escolher.

E vocês, que cores preferem?

Fotos dos banheiros: Site digs digs


5 comentários:

  1. Amiga, tem como utilizar este gobogó haaz como uma janela de cortina retangular na parede de fora de um lavabo que dará para a frente da rua e lfrente com a porta de entrada que será lateral,, só para dar um charme na parede, a minha idéia é de fazer uma janela retangular de vidro de 8mm na parede pelo lado de dentro e na de fora, posicionar os gobogós. Você pode me dizer se existe esta possibilidade, uma vez que não entendo de arquitetura. e estou contando com sua ajuda. Por favor se estiver me lendo, me envie uma resposta porque já estou nesta fase da reforma e preciso correr atrás do material. Obrigada.. Se possível me deixe o endereço onde posso encontrar este material. Estou em São Paulo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Cristina pelo que eu entendi, você irá fazer uma janela, no lado interno colocará vidro e no lado externo colocaria os cobogós? Se for isso por usar sim, eles são usados inclusive como "paredes" para dividir ambientes. Só o que você precisa é de espaço para encaixa-los, na questão da profundidade, geralmente paredes externas tem 20cm. Isso dá espaço para colocar o vidro e instalar os cobogós, pois eles tem em média 8 cm de espessura. Procure cobogós em lojas de material de contrução, ou em lojas de materiais diferenciados. Encontrei algumas para você, a Vianarte, em pinheiros fone 3088-4123. Na tijol Arte, fone 4076-1632. Veja o cobogó que gostar, e faça o vão da janela certinho para que eles se encaixem, que você não precise quebra-los.
      Abraços!! Se fizer, nos envia fotinhos!!

      Excluir
    2. Olá Cris, obrigada por me atender que estou mesmo aflita por conta desta parede que precisa ser fechada o mais rápido possível por uma questão de segurança, para que eu possa prosseguir com a reforma interior da casa. Pois bem, é isto mesmo Cris, a idéia é de que os gobogós sejam além de decorativos na parede, ainda funcionem como uma grade para o vidro interior do lavabo. Você já fez algo assim? me preocupo com a facilidade de limpeza, será de boa? também a questão da segurança, não será está idéia frágil por se tratar da parte externa? o meu marido está me desiludindo, dizendo que é perigoso, que diz você? se bem que existe o portão na frente da casa. Então Cris, penso em uma parede com um retângulo de gobogó no lado externo do lavabo que formará um retângulo do chão ao teto desta parede no canto direito ao lado da porta de entrada da casa que ficará na parede lateral e uma porta lateral ao lado esquerdo do corredor, este, que vai ao fundo do quintal, onde a janela do lavabo irá dar para este corredor. Que acha você, boa idéia, esta minha? Penso que se disser que não há problema, pode ficar algo diferente, pois vejo fachadas sempre com aqueles tijolinhos de vidro, já se tornou enjoativo não éh?

      Excluir
    3. Cristina, para você fazer a janela não tem problema não. Como falei anteriormente eles servem de decorativo. São como tijolos vazados. Só não entendi muito bem, a janela vai do chão ao teto? Se tiver só vidro ficará exposto o lavabo, quem estiver nele. Usar para fechar uma janela fica legal. Uma parede deles é bonito sim. A segurança do tijolo de vidro e dos cobogos é praticamente a mesma, para entrar só quebrando. Quanto a limpeza é como qualquer outro material que tem espaços pequenos, acumula sujeira, mas conforme o acabamento, facilita a limpeza. Os tijolos de vidro já cansaram sim...Só que os cobogós são vazados e os tijolos de vidro fechados, tigo pela questão de chuva e vento. Mas como decorativo são ótimos. Uma excelente escolha.

      Excluir
    4. Cris, sim é do chão ao teto esta parede retangular bem de canto. Pretendo que fique além de decorativo um pequeno espaço, porque buscarei fazer da largura que fique compatível com a bancadinha e uma divisão talvez do mesmo gobogó ou não, seguida do vaso. Então, sendo assim, terei o reflexo do sol dentro do lavabo, porque esta parede está erguida em área fechada, motivo pelo qual estou buscando uma transparência, onde penso que tb. não pegará muito pó, pois apesar de estar na parte externa da residência, está recuada para dentro de uma laje. Cris, mais uma vez eu agradeço e estou indo em busca deste gobogó, que penso ser melhor estilo geométrico por eu estar transformando meu sobrado antigo em contemporâneo. Assim que tudo estiver pronto, enviarei para você uma foto. Torça por mim táh. Ah! Se achar que algo não vai dar certo, por favor aceito suas criticas e sugestões. Obrigada Cris.

      Excluir