Como tudo que é influenciável, os móveis também mudam,
seguindo a moda!
Entre conceitos, formas, cores, texturas e funcionalidade;
vemos que algumas das propostas já apresentadas nas últimas temporadas ainda
serão trabalhadas e estarão mais acessíveis.
As linhas retas, cortes retos,
formatos amplos, brilho, veio aparente, e muito uso de material reciclado/vel.
Para as Cores e Padronagens as macro-tendências envolvem
neutros coloridos, nudes, metálicos, off-whites, e cores com brilho intenso.
A novidade de padrões fica por conta da aproximação máxima das cores, literalmente.
A novidade de padrões fica por conta da aproximação máxima das cores, literalmente.
O luxo será
concebido de forma mais clássica. A
simplicidade estará em alta, já que a sociedade buscará viver a vida
plenamente, valorizando novos preceitos - Minimalismo.
Seguindo a preocupação ambiental; o design ecológico viverá uma de suas melhores
fases. Arquiteturas, formas, produtos e materiais renováveis que exploram a
natureza de maneira positiva serão trabalhados ilustrando que o espaço verde
pode co-existir com a vida urbana das cidades modernas.
Uma maior atenção com o público infantil também se firma como tendência
para 2011, continuando em 2012. Investindo em ambientes criativos que permitam
que as crianças brinquem e explorem melhor o mundo ao seu redor. Coloridos e
pra lá de criativos, esses playgrounds não só divertem os pequenos, mas
incentivam a socialização e desligam um pouco o lazer infantil do mundo
tecnológico de vídeo-games e computadores.
Mas tudo isso vem de algum lugar, a tendência, segue um ciclo, uma
lógica.
Linhas Horizontais - nos remetem a grandes horizontes, aconchego
que isso trás. Essa tendência já se viu nos revestimentos e seus formatos, ou
nas formas que são aplicados. Aparecem nas grandes e confortáveis gavetas, em
cabeceiras de camas, nos desenhos das cozinhas contemporâneas. A principal
vantagem é a amplitude do ambiente, e de um teto mais baixo, trazendo
aconchego.
Minimalismo – onde o menos é mais, mostrando que desenho e função
andam juntos, sem excessos. Linhas retas ou orgânicas, com pouco detalhe, os
móveis com menos detalhe (até o puxador quase passa despercebido), mas com
muita funcionalidade agregada. Esta tendência foi destinada aos projetos de
home theaters. Poucos traços, para pouco uso de mobiliário.
Brilho – outra tendência que pode vir do vidro (evoluído, com cores
modernas e em grandes painéis) e de painéis pintados com brilho. Ficou longe do
mobiliário por longos anos – pelo menos no mobiliário, mas sempre esteve
presente em louças, metais e revestimentos cerâmicos, volta a tona, lembrando
glamour, trazendo modernidade, sempre compondo com outros materiais: com
madeira, um destacando o outro; com alumínio remete à modernidade. O colorido
agrega jovialidade e atualidade e ousadia.
Madeira – veios salientes é outra proposta que voltou e ficou.
Forte em lançamentos dos revestimentos cerâmicos, laminados e em produtos
reciclados/veis, em tampos de cozinhas, mesas, em detalhes ou peças inteiras.
Trazendo o estilo Vintage, naturais, envelhecidos ou em alto brilho.
As Cores que se desenvolvem e evoluem, tivemos o Prata muito presente em 2006 -2007, quanto o uso do alumínio
anodizado fosco explodiu, nos ambientes nas estruturas das portas compostas de
alumínio e vidro, os puxadores em acabamento fosco, ou acetinado, depois disso,
o cromado chegou trazendo brilho, mas acompanhado do Preto 2007 – 2009,
portanto muito se viu de ambientes monocromáticos, muito Black and White, e
detalhes para os metais cromados, isso foi visto até na moda, com os metais com
muito brilho, retornando o uso dos dourados. Isso evoluiu, o brilho continuou,
o cromado permaneceu, trazendo espelhos, e retomando com o Branco, no mobiliário, na moda e no mercado automobilístico. Mas
não só de branco vivemos, e com o estilo Vintage que hoje é Cult, as cores
acompanham, mas cores primárias, com tons puros e fortes, aplicadas no estilo Color Block.
2012 - Tendências atuais e que estão para chegar!
Charme
sóbrio
Ambientes elegantes com estética limpo e sem
ostentações. Predominância das madeiras escuras em tons de chocolate. Uso de
materiais que imitam a natureza como couros sintéticos, fibras vegetais, feltro
e lã. As cores em tons de bege, verde oliva e terracota serão os mais usados
nessa tendência. Móveis horizontais e lineares e modernos sem muitos detalhes
ou adornos.
E a invasão das cores nos ambiente, tudo
muito quente e vibrante. Nessa tendência se usa objetos e móveis antigos
misturados com os atuais contando uma história de vida. Predominância nas
estampas florais em cortinas e almofadas. Combinação de várias texturas criando
uma mixagem interessante e aconchegante, como o tricô artesanal e o linho.
Cor aplicada no Decor facilita para trocar
o estilo do ambiente, mantendo o estilo do mobiliário tradicional.
Color Block
Ambientação feita com as
cores em bloco pode servir para delimitar e organizar e integrar os
ambientes, muitas vezes sendo cores pontuais em cada ambiente, trazendo a
menção de organização.
Pode ser trabalhado o móvel, ou o décor em
um ambiente com paredes brancas, ou tons neutros para não sobrecarregar o ambiente
Vida Globalizada
É a
mistura de vários elementos étnicos como da cultura chinesa, indiana, mexicana.
Tudo isso de forma harmoniosa com os móveis modernos de hoje. O uso de sedas,
lãs, mantas juntamente com objetos como luminárias, castiçais de vários povos.
Apesar da tendência estar bastante colorida, ou escura, o
branco continua forte, mas agora ganhou aliados, o brilho e as texturas.
O ambiente branco pode ser fundido com espelhos, com
metais, como o alumínio ou com puxador, mesmo sendo discreto já acrescenta
muito ao ambiente.
Sendo assim concluímos
que as tendências estão flexíveis, grosso modo, se parece que tudo é permite,
mas não é assim, deve-se seguir um estilo para que nenhum ambiente se pareça
bagunçado ou sobrecarregado.
Temos o estilo
minimalista, que é acrescentado ao modelo de projeto horizontal, ambientes com
predominância do branco, ou com color block. Também se pode apostar nas
madeiras e agregar o brilho.
É importante saber
mesclar e medir os estilos, brincar com as tendências. Saiba entender o seu
cliente, observe muito o quê ele está vestindo, você pode pegar um detalhe da
roupa, ou do acessório, durante visita na loja, ou mesmo na medição da casa do
cliente, e trazer este item para o ambiente, e muito importante, durante a
apresentação, mostrar isso a ele. É Ponto POSITIVO.
Quando se faz algo
personalizado, é importante buscar pontos de referência, e isso não se faz em
revistas, as referencias precisam ser sobre o cliente, tente conversar, buscar
informações, itens que o cliente gosta, mesmo na apresentação da loja, com seus
comentários, o estilo da cliente, se simples, discreto, ou moderno,
extrovertido.
Todas estas informações facilitam no momento da apresentação para
cativar o cliente, fazendo-o se sentir especial!
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